A Perfilagem Sísmica Contínua (PSC) é um método de investigação indireto baseado na propagação de ondas sísmicas. Capaz de fornecer uma visão dos estratos sedimentares e que, dependendo da geologia do local, permite o mapeamento do topo rochoso.
Na Perfilagem Sísmica Contínua, uma fonte acústica submersa produz oscilações nas partículas (pulsos). Quando os pulsos emitidos atingem a interface entre duas camadas com propriedades mecânicas diferentes, parte da energia é refletida de volta à superfície onde é captada por um receptor. Conhecendo a velocidade de propagação das ondas no meio e o tempo de trânsito fonte-interface-receptor, é possível calcular a profundidade do alvo.
O desempenho das fontes sísmicas é função fundamentalmente de três fatores:
Fontes de maior potência possibilitam uma maior penetração no substrato (de algumas dezenas de metros), porém, pelas próprias características construtivas, essas fontes operam em faixas de frequência inferiores a 2 kHz.
Por sua vez, fontes capazes de operar em frequências mais altas e que fornecem melhor resolução não possuem potência suficiente para mapear os estratos mais fundos. A figura abaixo mostra dois perfis da mesma área com lâmina d’água de 20 metros, adquiridos com uso simultâneo de um boomer (0,4 a 2 kHz) e um chirp (2 a 9 kHz).
Perfil sísmico adquirido com uso simultâneo de duas fontes acústicas distintas: a) boomer (0,4 a 2 kHz); b) chirp (2 a 9 kHz).
Observa-se uma nítida diferença entre a capacidade de penetração das duas fontes. No perfil (a) aparece muito bem delineado o contorno do embasamento rochoso, enquanto no perfil (b) este apenas se insinua, além de aparecer um forte refletor na metade esquerda da imagem, que poderia ser erroneamente interpretado como embasamento.
A figura a seguir ilustra uma outra situação em que o uso do chirp foi determinante para a correta interpretação do perfil sísmico. No perfil (a) observa-se uma anomalia na superfície do fundo relacionada à ocorrência de um afloramento rochoso. Essa mesma anomalia não é observada tão claramente no perfil (b), podendo requerer gastos extras com estudos confirmatórios.
Perfil sísmico adquirido com o uso simultâneo de duas fontes acústicas distintas: a) chirp (2 a 9 kHz); b) boomer (0,4 a 2 kHz). Fonte: LAPS (2006).
Ligue agora e converse com um de nossos especialistas para mais informações ou solicite um orçamento:
(11) 3039-8365